
Biofeedback HRV
O Biofeedback de Variabilidade da Frequência Cardíaca - HRV (Heart Rate Variability) é uma técnica terapêutica não invasiva que combina ciência, tecnologia e respiração consciente para promover equilíbrio emocional, melhorar a capacidade de lidar com o estresse e fortalecer a saúde física e mental.
Por meio de sensores que monitoram sua frequência cardíaca em tempo real, você aprende a ajustar seu ritmo respiratório para otimizar a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) — um marcador essencial do funcionamento do sistema nervoso autonômico e da sua capacidade de adaptação diante das demandas da vida.
O equipamento de Biofeedback HRV utilizado é o CardioEmotion, desenvolvido por especialistas em psicofisiologia do centro de inovação da USP, depois de anos de estudos científicos, testes, aplicações clínicas e em empresas.
O que é Variabilidade da Frequência Cardíaca - VFC e
Como Funciona o Biofeedback HRV?
A VFC é a medida da variação no intervalo entre batimentos cardíacos. Um bom nível de variabilidade está associado a maior resiliência física e emocional, melhor regulação do humor e menor risco de problemas de saúde relacionados ao estresse. Fatores como sono, alimentação, idade, estado emocional e nível de estresse influenciam diretamente essa medida.
Durante a sessão, sensores monitoram seu ritmo cardíaco enquanto você pratica exercícios respiratórios guiados. Ao encontrar sua frequência de ressonância, corpo e mente entram em coerência, favorecendo equilíbrio fisiológico e emocional. Com a prática, esses padrões de regulação se tornam naturais, trazendo benefícios duradouros mesmo fora das sessões.
Quando utilizado de forma estruturada, o Biofeedback HRV atua como uma forma de neuromodulação sistêmica e um treinamento ativo do sistema nervoso autônomo, fortalecendo sua capacidade de alternar de forma saudável entre estados de alerta e relaxamento. Essa regulação profunda favorece mudanças positivas no comportamento, reduz estresse e ansiedade, melhora foco, clareza mental e resiliência, além de apoiar o manejo da depressão, dor crônica e saúde do coração.
Indicado para quem busca maior equilíbrio emocional, bem-estar e desempenho, o processo envolve exercícios respiratórios guiados com feedback em tempo real. Ao aprender a regular conscientemente sua VFC, você fortalece a sua capacidade natural de se recuperar de situações desafiadoras e otimiza a comunicação entre coração e cérebro.