Tendência ao Bem Estar e Psicoterapia
 

Toda pessoa tem em si a tendência ao bem estar e ao crescimento. Todo ser vivo procura, constantemente, um equilíbrio harmônico entre suas possibilidades de existência e ambiente em que vive. sofrimento ou a doença pode surgir quando a pessoa encontra barreiras para acessar seus recursos internos para, então, poder alcançar a superação e o conforto.

 

O papel fundamental da psicoterapia é facilitar o resgate desses recursos e trazer à tona o potencial da pessoa para a resolução dos conflitos.

 

O psicoterapeuta tem uma visão integral da pessoa e faz uso de recursos e técnicas valiosas para compreender e transformar estereótipos. A relação psicoterapeuta-cliente, quando estabelecida com autenticidade, promove o desenvolvimento da maturidade psíquica para o enfrentamento das dificuldades e para o restabelecimento do bem estar que o organismo tanto quer alcançar.


Uma relação de ajuda, como a do psicoterapeuta e do cliente, tem poder restaurador e serve de apoio para que a pessoa reconheça em si suas potencialidades e seu poder de transformação.
 

Ao observar atentamente a natureza, essa força reguladora e de crescimento é vista, constantemente, de forma muito evidente. Mais do que buscar sobrevivência em ambiente hostil, a natureza nos mostra a luta para integrar o ambiente à sua potência transformadora.

 

A psicoterapia é um caminho seguro para que as pessoas resgatem essa força, inata e natural, de reorganizar suas atitudes e redirecionar seu comportamento de forma mais criativa e salutar.


Em uma sociedade que prega padrões na maneira de ser e agir, onde as pessoas se distanciam de quem realmente são para atender às expectativas de todo o mundo, vale a pena a reflexão sobre essa fundamental força de buscar o bem estar.

Erica Viana

Psicóloga - CRP 06/82070